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Hung Gar
Hung Gar

Quando o Templo Shaolin de Fukien foi saqueado e destruído pelas tropas do Império Yung Ching em 1700 (Dinastia Ching), o seu estilo de kung fu deixou de ser exclusividade deste templo.


Qualquer pessoa ligada ao Templo Shaolin era vista e perseguida como rebelde. Alguns monges escaparam (Gee Sin, NG Mui, Pak Mei, Miu Hin, Fung To Tak), mas tiveram que abandonar Shaolin para sempre. Os monges se espalharam pela China depois de queda do Templo. Eles continuaram a praticar kung-fu e treinar rebeldes com a esperança de expulsão dos invasores Chings. Um rebelde chamado Hung Hei Guen aperfeiçoava suas habilidades de luta no Templo antes da destruição. Ele não era monge mas um mercador de chá, e por causa de suas habilidade superiores de luta e atuação como revolucionário, foi tutelado pelo Abade Gee Sin See (conhecendo-o no Templo Tai Fa Ti, na cidade de Gon Jal, no Cantão), que tinha também como aluno um marinheiro de nome Leung Yee Tei, ao qual ele ensinou as técnicas do bastão longo.

Deve se mencionar que esse marinheiro era um dos percursores do estilo Ving Tsun, sendo daí que esse estilo tirou suas técnicas de bastão.

 

Depois de ter treinado no Templo e escapado para a região sul da China, Hung adaptou o estilo que aprendera para as condições climáticas, geográficas e as estruturas corporais dos chineses do sul. Os chutes altos e rápidos, típicos do norte eram inapropriados para os habitantes do sul, que eram fisicamente mais baixos do que os do norte. O terreno instável e alagado das plantações de arroz  e as precárias condições dos juncos vermelhos (barcos pequenos aonde muitos chineses do sul viviam) não eram compátiveis com chutes altos e saltos comumente mais utilizados nos estilos de kung fu do norte da China,mas isto não quer dizer que o Hung gar não tenha chutes altos e saltos,muito pelo contrário pois neste estilo são práticadas  estas técnicas,mas na china antiga do sul era mais díficl a aplicação destes golpes. O nome Shaolin foi mudado para esconder as origens do estilo; aquele que era pego praticando um sistema Shaolin poderia ser executado.

Após a aprendizagem Hung mandou seus discípulos para que fossem organizar outros grupos, ensinado-lhes as técnicas.

A arte de combater desses rebeldes foi chamada de Hung Gar também conhecida pelos nomes de Hung Ca, Hung Kuen, Hung Gar Kuen, Hung Gar Kuen Shu, Hung Gar Kuan, Hung Chia Pai. O nome “Hung” não tem significado preciso na língua ocidental. Muitos obtêm a tradução errônea de “coragem” e ou “vermelho” que possuem o mesmo som de pronúncia de referido estilo. Esta palavra possui um nível de abstração muito alta, por isso a dificuldade de se conseguir uma tradução exata. Mas a palavra é nada mais, nada menos que o sobrenome do fundador do estilo, Hung Hei Guen, apesar disto, muitos acreditam fielmente que o “Hung” da expressão, significa “vermelho” justificado pela cor predominantemente vermelha das calças e das canoas dos pescadores integrantes no estilo e 'Gar" siginifica família, ou seja, o nome do sistema pode ser traduzido como "Estilo da Família Hung".

Infelizmente o número de rebeldes nunca foi tão numerosos que permitisse derrotar a Dinastia Ching.
Hung foi perseguido e teve que refugiar-se nas casas de Ópera chinesa, onde começou a ensinar suas técnicas (nas Óperas Chinesas já existia o Kung-fu).

Finalizada a Revolução Chinesa, muitos mestres emigraram junto com os partidários de Chan Kai Check, fugindo do exército comunista, refugiando-se em Taiwan e Hong Kong, a capital mundial do Kung-fu. Nos últimos cem anos, em Cantão, região Sul da China, existiram dez mestres que se destacaram por sua habilidade inigualável.

Por alcançarem grande fama, chegaram a serem conhecidos como os “Dez Tigres de Cantão”. Dentre eles, cinco eram mestres de Hung Gar,aqui citados quatro destes cinco : Tií Kiu San, Sou Rak Fuú, Sou Rak Jií, Wong Lin, Wong Fei Hung era filho de um dos dez tigres de cantão e é erroneamente classificado como um desses tigres ao qual ele não foi,mas sua habilidade lhe rendeu o título de um dos maiores heróis da China e tem seus feitos lembrados até hoje em muitos filmes.

 

A China é um país de grande extensão territorial e é dividida pelo Rio Amarelo em duas partes: Norte e Sul. Cada região possui características de relevo e clima diferentes entre si. Da mesma forma, as artes marciais chinesas podem ser divididas em Norte e sul, cada qual com características próprias.

Dessa maneira, todas as artes marciais desenvolvidas no Sul da China denominam-se Shaolin do Sul ou Nanquan (punho do sul), tendo aproximadamente 500 estilos diferentes, entre eles os cinco principais são: Hung, Lau, Choy, Lai e Mo, sendo que todos os estilos do sul derivam ou possuem sua origem nestes cinco, como por exemplo: Choy Li (lai) Fu, Pak Hok (Garça Branca), Pak Mei, Lau Gar, Hung Gar, Choy Gar, Ving Tsun, entre outros.

O Hung Gar, diferentemente dos outros estilos que surgiram, pretende ser a forma original inalterada como era ensinada no Templo Shaolin. O motivo desta pureza, alegada por este estilo, remonta ao seu fundador (Hung Hei Guen), que passou a maior parte de sua vida estudando com dois monges de Shaolin. Um de seus professores, Gee Sin, era um mestre no estilo da “Mão Comprida” (chamado também de “Punho Longo”) ensinado no mosteiro; E o outro, Fong Wing Chuen, era um perito na arte da “Mão Curta” (“Punho Curto”). Hung combinou os dois estilos para reconstruir fielmente os métodos ensinados no Templo Shaolin (com as devidas alterações). Hoje a escola se baseia nas técnicas dos Cinco Animais (Tigre, Dragão, Garça, Leopardo e Serpente), descobertos por Pai Yu-Feng e Chueh Yuan (que revitalizou a arte no século XIV) com ênfase particular no Tigre e Garça,além disso o estilo também se baseia nos cinco elementos da natureza.

Tradicionalmente, o aluno deve primeiramente adquirir uma postura sólida; Durante no mínimo seis meses ele deve praticar a posição e postura árdua do Cavalo, mantendo-a quarenta e cinco minutos por dia pelo menos. Um antigo provérbio sintetiza a necessidade da postura do Cavalo dizendo: “Antes que você aprenda a subjugar outros, você tem que aprender a ficar de pé”.

 

No final deste, não só as pernas do aluno estão mais fortes, como seu centro de gravidade está mais baixo, tornando-o um obstáculo imóvel para um homem normal. Além desse treinamento, o aluno deve estar desenvolvendo seu poder interior chamado Chi Kung, (“imunidade”) tradicional nesta escola. Ser forte fisicamente não é exatamente o bastante. Desenvolver o Chi é considerado muito superior. Assim como ser altamente valorizado pelo seu aspecto saudável. Então aquele que esteja interessado em aprender Kung-fu Shaolin tradicional está disposto a uma enorme quantidade de trabalho, combinado com um extenso programa de exercícios físicos.

 

Principais características

 

 O Hung Gar caracteriza-se por utilizar técnicas simples, com uma base de pernas muito forte, destacando o uso das técnicas de mão (palmas, garras e punhos), a constante utilização do antebraço e a canela tanto para defesa quanto para o ataque, o uso das técnicas de pernas (na maior parte das vezes na altura das costelas para baixo) e rápidas técnicas de quebramento quando há oportunidade. Sua principal característica é a utilização do ataque e defesa ao mesmo tempo.

 

PRINCIPAIS CONCEITOS

O sistema Hung Gar se baseia principalmente em dez conceitos: os cinco animais e os cinco elementos

OS CINCO ANIMAIS

(O tigre, a garça, o leopardo, o dragão e a serpente)

O trabalho dos animais desenvolve as habilidades físicas e a técnica, além de despertar no praticante o espírito inerente de cada animal.

 

  • “Fu” (o Tigre) – Representa a força física. O seu espírito é a bravura, Seus movimentos são rápidos e podereosos
  • “Hok” (a Garça) – Seu espírito é a calma. Seus movimentos são leves e graciosos
  • “Pao” (o Leopardo) – Sua principal característica é a velocidade. Seu espírito é a cautela e a precaução
  • “Long” (o Dragão) – Ser mitológico. Promove a união do homem com a força espiritual
  • “She” (a Serpente) - Transmite tranqüilidade com a sua prática, e a focalização da energia é a sua principal característica.

 

OS CINCO ELEMENTOS

(Fogo, terra, metal, água e madeira)

O trabalho dos elementos desenvolve duas propostas de treinamento. Cada elemento gera um diferente tipo de energia e os elementos contém técnicas básica de contra-ataque.

  • “Fo” (Fogo) - Velocidade e continuidade são as características deste elemento cujo punho, talvez seja o mais utilizado em combate. Controla a energia para frente.
  • “Tou” (Terra) - Baseada em uma sólida postura, característica do Sistema Hung Gar, este elemento trabalha a energia para a direita e para a esquerda
  • “Kam” (Ouro - Metal) – Envolve força, energia alongada, enfatiza as técnicas com os dois braços. O braço inteiro é utilizado para emitir força, direcionando a energia para baixo. É uma técnica que se utiliza da distância intermediária
  • ”Soi” (Água) - Como as ondas do mar é um movimento de fluxo contínuo que trabalha as oito direções focalizando a energia para cima.
  • “Mok” (Madeira) - Trabalhando a curta distância esta técnica possibilita o bloqueio e o ataque ao mesmo tempo, desenvolvendo o poder de compressão e direcionando a energia de forma circular